Quem não gosta de um pão quentinho com manteiga no café da manhã? Usado como sinônimo de vida e trabalho, alimento do corpo e da alma, o pão faz parte da cultura de muitos povos e tem um significado importante em várias religiões. Resultado do cozimento de uma massa feita com farinha de certos cereais, principalmente trigo, água e sal, ele pode ter sido uma das primeiras comidas preparadas pelo homem.
De acordo com o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre, o Brasil só conheceu o pão no século XIX. Antes, aqui, o alimento com uso da farinha era à base de mandioca e milho.
Os responsáveis pelo desenvolvimento da panificação no Brasil foram os imigrantes, mais notadamente os italianos. O pioneirismo nasceu em Minas Gerais, mas foi em São Paulo que as grandes padarias se proliferaram mais.
Mais de 30 mil pães
são distribuídos em café da manhã ao ar
livre em Manaus
16 de outubro de 2009
Fonte: Florêncio Mesquita - Especial para o Portal a Amazônia
MANAUS – A população que visitou o Centro de Manaus na manhã desta sexta-feira (16) se deparou com um café da manhã incomum. Em comemoração ao Dia Internacional do Pão, o Sindicato dos Panificadores e Confeiteiros do Estado, transformou a Praça da Matriz em uma verdadeira padaria ao ar livre com a distribuição gratuita de mais de 30 mil pães.
Os trabalhadores do comércio que rotineiramente estão acostumados a descer dos ônibus no terminal central, logo que avistaram o banquete, entraram na fila para receber os pães. Cada pessoa teve direito a ganhar cinco pães, mas houve aquelas que não resistiram e retornaram para a fila.