12 de mar. de 2010

IBM cria chip que transmite por luz


Imagem em microscópio óptico mostra avalanches em chip de silício.



SÃO PAULO – A IBM anunciou este mês a criação de um aparelho capaz de transmitir informações entre chips por meio de luz.

O objetivo da pesquisa era utilizar pequenos circuitos de silício que enviam informações com pulsos de luz no lugar dos atuais sinais elétricos que se comunicam via fios de cobre em chips.

O aparelho chamado de “nanophotonic avalanche photodetector” é descrito em um trabalho publicado na Nature pelos cientistas Fengnian Xia, Yurii Vlasov e Solomon Assefa.

Basicamente, ele explora um fenômeno conhecido como “efeito avalnache” no material Germanium, usado na produção de chips em microprocessadores. Os pulsos de luz do sistema inicialmente liberam apenas algumas cargas, que por sua vez liberam outras e assim sucessivamente, até que o sinal original se amplifique em muitas vezes.

Essa multiplicação acontece em apenas alguns nanômetros. Além de Germanium, o aparelho é feito de silício, dois materiais já amplamente utilizados na confecção de chips.

Apesar de dispositivos com esse mecanismo já existirem, eles não são capazes de detectar sinais ópticos tão rapidamente. O motivo é a baixa velocidade das avalanches nesses circuitos. Já o chip da IBM pode receber sinais ópticos a 40Gbps (bilhões de bits por segundo) e, simultaneamente, multiplicá-lo em dez vezes.

Além disso, o aparelho funciona com apenas a 1.5V - 20vezes menos do que as versões mais eficientes criadas antes dele. Basicamente, o mecanismo da Big Blue pode ser abastecido com uma pilha AA convencional.


a Noticia acima foi obtida na página dA INFO

Paula Rothman, de INFO Online