12 de abr. de 2024

Chip Brasileiro detecta vitaminas C e D na saliva em minutos





A inovação brasileira mereceu a capa da revista que publicou a pesquisa.
[Imagem: ACS Applied Nano Materials]



A mesma arquitetura poderá ser usada para detectar outras vitaminas e outros biomarcadores - como os de câncer, por exemplo.
[Imagem: Thiago S. Martins et al. - 10.1021/acsanm.3c05701]


A mesma arquitetura poderá ser usada para detectar outras vitaminas e outros biomarcadores - como os de câncer, por exemplo.

[Imagem: Thiago S. Martins et al. - 10.1021/acsanm.3c05701]
Chip bioeletrônico

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um chip bioeletrônico capaz de detectar ao mesmo tempo as vitaminas C e D em fluidos corporais.

Flexível, de fácil utilização e descartável, o chip pode ser adaptado para se tornar um dispositivo vestível, contribuindo para uma nutrição personalizada.

As vitaminas C e D são consideradas micronutrientes de suporte imunológico, participando de vias metabólicas envolvidas na luta contra vírus e bactérias. Monitorar seus níveis no organismo é importante porque garante que elas estejam presentes em valores considerados saudáveis - nem demais, nem de menos.

No entanto, os métodos atualmente disponíveis para isso exigem equipamentos de laboratório caros, operados por profissionais especializados e demandam coleta de sangue, além de gerar resíduos que podem ser nocivos. Outra dificuldade é detectar e analisar essas duas vitaminas ao mesmo tempo, usando o mesmo volume de amostra.

"Isso torna o chip potencialmente mais prático e eficiente, o que possibilita a utilização direta no local de atendimento. Além disso, devido à sua flexibilidade, ele pode ser adaptado para sensores vestíveis, integrados em um mordedor bucal ou até mesmo aplicados diretamente sobre a pele," disse o pesquisador Thiago Martins, responsável pela criação do chip.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Label- and Redox Probe-Free Bioelectronic Chip for Monitoring Vitamins C and the 25-Hydroxyvitamin D3 Metabolite
Autores: Thiago Serafim Martins, José L. Bott-Neto, Osvaldo N. Oliveira Jr.
Publicação: Applied Nano Materials
Vol.: 7, 5, 4938-4945
DOI: 10.1021/acsanm.3c05701