A Nasa divulgou nesta quarta-feira imagens obtidas pela Messenger durante o sobrevoo de Mercúrio , realizado ontem no final da tarde (horário de Brasília). A sonda fotografou 5% da superfície do planeta que nunca tinha sido visualizada antes. Como mais de 90% já haviam sido mapeados antes do rasante de ontem (três da Mariner 10, em 1974 e 1975, e duas da própria Messenger, ano passado) a conclusão é que a ciência ainda vai ficar sem saber qual é a aparência de quase 5% do corpo celeste que fica mais encostado no Sol.
Nota da coordenação da missão lamenta que uma “perda de sinal inesperada antes do ponto mais próximo de abordagem prejudicou os planos”. Além de clicar Mercúrio, o objetivo da manobra foi dar impulso à Messenger, de modo que em março de 2011 ela possa finalmente entrar na órbita do planeta.
Uma parte da complicada manobra foi executada em eclipse, explica a nota, quando a nave passou pela sombra de Mercúrio e, sem energia solar, precisou operar com suas baterias internas por 18 minutos. Dez minutos depois de entrar no eclipse e quatro minutos antes do ponto mais próximo da superfície do planeta, o sinal da nave foi perdido.