27 de out. de 2009

ESCOTISMO esta citado na entrevista do José Alencar






















O escotismo foi fundado em 1907, por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-

Powell of Gilwell (1857-1941), ou simplesmente Baden Powell – que nasceu em Londres, Grã-Bretanha e foi Maçom

O escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. Foi criado com o intuito de desenvolver no jovem um crescimento nos parâmetros da fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Estes conceitos são ensinados através de um sistema de valores que prioriza a honra, baseados na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática, do trabalho em equipe e da vida ao ar livre. Forma garotos escoteiros e seu símbolo é a flor-de-lis (ornamento heráldico em forma de um lírio estilizado; plural: flores-de-lis).

Nota: o ex-presidente do Brasil, quem construíu Brasília, Juscelino Kubitschek de Oliveira, conhecido por JK, também foi escoteiro...

Em 01/08/1957, foi emitido o selo postal aéreo “Centenário do Nascimento de Lorde Baden Powell (1857-1941)”, criador do Escotismo e Bandeirantismo, com valor facial de Cr$ 3,30 (RHM: A-85 ou Yvert PA: 75). Abaixo, o máximo postal.

100 Anos do Escotismo – Um Mundo Uma Promessa

No dia 1º de agosto de 1907, na Ilha de Brownsea, Inglaterra, Robert Baden-Powell iniciava um acampamento de oito dias, reunindo 21 jovens, com o objetivo de colocar em prática as ideias de utilizar atividades ao ar livre para contribuir na educação dos jovens.

Para essa experiência, o famoso general Robert Baden-Powell convidou filhos de alguns amigos do Exército, alunos de escolas famosas, como Eton e Harrow, membros da Brigada de Rapazes, e alguns alunos da escola secundária das vizinhanças de Bourenmouth, levando-os para a Ilha de Brownsea, na baía de Poole, costa sul da Inglaterra.

Desde sua volta à Londres, em 1901, após o término da campanha na África que o consagrou como herói pela defesa de Mafeking, Robert Baden-Powell vinha pensando em uma forma de contribuir com a educação dos jovens ingleses, utilizando seus conhecimentos de “Scouting” – técnicas de exploração militar e vida ao ar livre – e suas experiências na relação com os jovens.

Antes de publicar sua teoria, denominada por ele de “Método Escoteiro”, Robert Baden-Powell reuniu muitas ideias, anotou suas experiências de vida, estudou os modernos conceitos e propostas de novos educadores, e planejou seu evento experimental.

Desenvolveu diferentes atividades com os jovens, dividindo-os em equipes e oferecendo-lhes um conjunto de atividades diferentes e atraentes, acompanhando atentamente a forma como os jovens interagiam, dividiam tarefas e se empenhavam em superar desafios.

No dia 9/08/1907 o teste estava terminado. O acampamento foi um sucesso, e Baden-Powell comprovara a eficiência do “sistema de patrulhas” e a atração que os acampamentos e as atividades ao ar livre exerciam sobre os jovens de todas as classes sociais.

Após o primeiro acampamento, Baden-Powell realizou dezenas de palestras sobre sua proposta educativa e, finalmente, em 15/01/1908, lançou um primeiro fascículo, de um conjunto de seis, intitulado “Scouting for Boys” (Escotismo para Rapazes), que logo em seguida foi editado como um livro único. Rapidamente o Escotismo espalhou-se pela Inglaterra e, na sequência, em vários países.

O Movimento Escoteiro desenvolveu-se rapidamente. Em 1908 já estava no Chile e, em 1910, chegava ao Brasil. Da concepção original, de algo para os rapazes ingleses, o Escotismo transformou-se em um eficiente sistema de educação não formal para jovens, homens e mulheres, na faixa etária dos 7 aos 21 anos, acompanhados por líderes adultos, que se dedicam a lhes oferecer atividades que proporcionem experiências educativas e que contribuam para a formação integral de futuros cidadãos.

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro, fundada pelo próprio Baden-Powell, reúne, atualmente, mais de 28 milhões de membros em 216 países e territórios, constituindo-se a maior associação mundial de jovens, com relevante trabalho em busca da paz e da compreensão entre as pessoas, superando diferenças, distâncias e fronteiras.

No dia 23 de abril comemora-se o Dia mundial dos Escoteiros , em homenagem a São Jorge, escolhido por Baden-Powell o padroeiro dos escoteiros.

No primeiro Centenário do Escotismo (do primeiro acampamento até 2007), estima-se que mais de quinhentos milhões de pessoas, homens e mulheres, da maioria dos países e culturas do mundo, tenham prometido viver em conformidade com a Lei e a Promessa Escoteira, fazendo parte da Grande Fraternidade Mundial Escoteira, fato que define o lema das comemorações do Centenário do Escotismo – Um Mundo Uma Promessa.

Fonte: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, com texto de Paulo Salamuni, Diretor-Presidente da União dos Escoteiros do Brasil.