2 de set. de 2009

20 de setembro de 1835 – 28 de fevereiro de 1845

Revolução Farroupilha - Rio Grande do Sul





Borges de Medeiros - Porto Alegre-RS


Bento Gonçalves

Pintura, óleo sobre tela, de Bento Gonçalves, de autoria e data desconhecida. No quadro, ele aparece em uniforme militar de gala. A obra pertenceu, sucessivamente, a Bento Gonçalves, a seu filho Joaquim Gonçalves da Silva, a sua neta Celina Gonçalves Barbosa, e ao seu bisneto Dario Centeno Crespo, que a doou ao Museu Julio de Castilhos, em 1952. O retrato é apontado como o único existente de Bento Gonçalves.

Bento Gonçalves teria posado para este retrato, na residência de sua propriedade, Estância do Cristal, onde vivia na época. A figura é retratada em redução, pois sua estatura, segundo seu filho Joaquim, era de 1,77 cm.


ANITA GARIBALDI
Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em Laguna, no estado de Santa Catarina, em 1821. Foi casada com Manuel Duarte de Aguiar. Quando os farrapos conquistaram Laguna, em 1839, abandonou o marido, passando a viver com Garibaldi. Lutou ao seu lado, seguindo-o para Montevidéu, onde se casaram. Garibaldi e Anita tiveram três filhos. Quando Garibaldi retornou a Itália, Anita o acompanhou. Anita Garibaldi morreu de pneumonia em Santo Alberto (Itália), no ano de 1849.


Giuseppe Garibaldi
Revolucionário italiano, nascido em Nice, em 1807, e falecido em 1882, na ilha de Caprera, na Itália. Participou do movimento "Jovem Itália", de Mazzini. Em 1834, refugiou-se no Brasil. Durante a Revolução Farroupilha, auxiliou Davi Canabarro a conquistar Laguna, com seus famosos lanchões. Ali conheceu Anita, com a qual se casou e teve filhos. Mais tarde, foi com a família para o Uruguai. Nesse país, lutou contra Rosas, regressando à Itália em 1848, onde se tornou herói da guerra da Unificação Italiana.

Também lutou ao lado da França, na Guerra Franco-Prussiana de 1870, derrotando os alemães em diversas batalhas. Posteriormente, foi eleito para o Parlamento Francês.



GUERRA DOS FARRAPOS





GASPAR SILVEIRA MARTINS

GENERAL NETO

DON DIOGO DE SOUZA