1 de jul. de 2009

O que significam a palavra "pandemia" e os níveis de perigo da OMS?


O nível de pandemia é indicado por meio de uma escala que caracteriza a transmissão do vírus influenza, causador da gripe, entre os países. Entenda abaixo a diferença entre os termos "endemia", "epidemia" e "pandemia" e os níveis de alerta da OMS:

Endemia
Ocorre quando uma doença se manifesta apenas em determinada região, em um número grande, mas constante, de casos. Esta área onde ocorre a endemia é chamada de "faixa endêmica". Um bom exemplo é a febre amarela. No Brasil, uma das áreas em que ela é muito comum é a Amazônia, e é por isso que as pessoas que viajam para a região devem se vacinar contra a doença.

Epidemia
É caracterizada por um aumento do número de novos casos de uma determinada doença, em um curto período de tempo. No caso de uma doença infecciosa, ela pode vir a ser transmitida a indivíduos de outras regiões, espalhando-se para novas áreas. Esse episódio é então considerado um "surto epidêmico". A epidemia acontece por um dos dois motivos: alguma mutação do agente transmissor da infecção, que provoca a mudança no seu comportamento, ou o surgimento de um novo agente que seja capaz de expandir a área de abrangência da infecção. Por falta de contato prévio com ela, as pessoas ainda não possuem uma defesa contra os agentes e acabam contraindo e propagando a doença. Um caso recente de epidemia foi a gripe aviária, que atingiu países da Ásia no ano de 2005.

Pandemia
A pandemia é uma epidemia que se propaga por países de um ou mais continentes, ou mesmo pelo mundo todo, de maneira quase simultânea, ganhando grandes proporções. Segundo a OMS, a pandemia pode se iniciar quando um novo agente infeccioso atinge os humanos alcançando essas dimensões, causando doença séria, ou quando algum agente passa a se espalhar facilmente e sustentavelmente entre as pessoas. A aids, por exemplo, é considerada uma pandemia, pois se trata de uma doença infecciosa que atinge pessoas no mundo inteiro.

Os níveis de alerta da Organização Mundial da Saúde
A OMS criou uma escala de alerta com seis fases para caracterizar a transmissão dos vírus da gripe (influenza) pelo mundo com finalidade de nortear as medidas de controle da infecção. Entenda:
Fases 1 a 3: transmissão do vírus predominantemente entre animais com poucos casos da infecção em humanos
Fase 4: ocorre a transmissão do vírus entre humanos com risco de surto epidêmico
Fase 5: o vírus passa a se propagar entre os humanos, atingindo pelo menos dois países e com risco iminente de evoluir para uma pandemia
Fase 6: caracteriza-se a fase de pandemia, podendo atingir proporção mundial




Fontes: Celso Granato, assessor médico em Infectologia do Fleury, e Organização Mundial da Saúde




Este material foi elaborado pelo Fleury, tendo caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.