24 de abr. de 2019

Publicado primeiro livro cient

Publicado primeiro livro cient: O livro oferece uma visão geral das publicações científicas mais recentes sobre as baterias de íons de lítio.

O livro gerado por máquina está disponível para downloadgratuito. [Imagem: Springer/Divulgação]

3 de abr. de 2019

NASA testa novo tipo de asa de avião

NASA testa novo tipo de asa de avião
Visualização artística de um avião que usa a nova estrutura de asa. [Imagem: Eli Gershenfeld/NASA Ames]
Asa voadora
A NASA anunciou os resultados dos primeiros testes em túnel de vento feito com um novo tipo de asa de avião.
É uma asa que se torna o próprio corpo do avião, um conceito conhecido como asa voadora ou avião-asa.
Em vez de várias superfícies móveis separadas, como ailerons para controlar a angulação longitudinal e transversal, como as asas convencionais, o conceito torna possível deformar toda a asa, ou partes dela, incorporando uma mistura de componentes rígidos e flexíveis em sua estrutura.
Os minúsculos subconjuntos, que são aparafusados para formar uma estrutura de treliça aberta e leve, são então cobertos com uma fina camada de material polimérico.
O resultado é uma asa que é muito mais leve e, portanto, muito mais eficiente em termos energéticos, do que aquelas com desenhos convencionais, feitos de metal ou compósitos, diz a equipe do Centro de Pesquisas Ames, da NASA, e do MIT.
NASA testa novo tipo de asa de avião
A asa é montada a partir de centenas de subunidades idênticas. Ela foi testada em um túnel de vento da NASA. [Imagem: Kenny Cheung/NASA Ames]
Asa de metamaterial
A estrutura da asa é composta por milhares de minúsculos triângulos com suportes semelhantes a palitos de fósforo.
Como consiste principalmente de espaços vazios, ela forma um metamaterial mecânico que combina a rigidez estrutural de um polímero semelhante à borracha com a leveza e baixa densidade de um aerogel.
A asa tem uma densidade de 5,6 quilogramas por metro cúbico - para comparação, a borracha tem uma densidade de cerca de 1.500 quilogramas por metro cúbico.
A expectativa é que esse conceito permita um aumento significativo na eficiência de voo, redução de manutenção e aumento na produção de aeronaves, dizem os pesquisadores.
NASA testa novo tipo de asa de avião
Este protótipo inicial foi montado à mão, mas versões futuras poderão ser montadas por robôs em miniatura. [Imagem: Kenny Cheung/NASA Ames]
Eficiência dos aviões
Cada uma das fases do voo - decolagem e pouso, cruzeiro, manobras e assim por diante - tem seu próprio conjunto diferente de parâmetros ótimos de asa. Portanto, uma asa convencional rígida é necessariamente um meio-termo que não é otimizado para nenhum deles, sacrificando a eficiência. Uma asa que constantemente deformável poder fornecer uma aproximação muito melhor da melhor configuração para cada estágio.
"Podemos ganhar eficiência combinando a forma com as cargas em diferentes ângulos de ataque. Podemos produzir exatamente o mesmo comportamento que você faria ativamente, mas fizemos isso passivamente," disse Nicholas Cramer, um dos responsáveis pela construção do protótipo de asa morfológica.
NASA testa novo tipo de asa de avião
Conceito artístico de um avião-asa. [Imagem: MIT/NASA]
Novos formatos de aviões
Esse conceito de asa-fuselagem também permitirá que os aviões mudem de formato.
"Você pode fazer qualquer geometria que quiser. O fato de a maioria das aeronaves ter a mesma forma - essencialmente um tubo com asas - é devido aos custos. Nem sempre é a forma mais eficiente, mas investimentos maciços em projeto, ferramentas e processos de produção facilitam a manutenção de configurações estabelecidas há muito tempo," disse Benjamin Jenett, membro da equipe.

Bibliografia:

Elastic shape morphing of ultralight structures by programmable assembly
Nicholas B. Cramer, Daniel W. Cellucci, Olivia B. Formoso, Christine E. Gregg, Benjamin E. Jenett, Joseph H. Kim, Martynas Lendraitis, Sean S. Swei, Greenfield T. Trinh, Khanh V. Trinh, Kenneth C. Cheung
Smart Materials and Structures
Vol.: 28, Number 5

30 de mar. de 2019

Foguete que usa oxigênio atmosférico

Foguete que usa oxig: Foi dado sinal verde para os testes do primeiro foguete espacial capaz de usar o oxigênio atmosférico.

ar resfriado de 1000°C para -150°C em um centésimo de segundo, sem deixar formar gelo. [Imagem: Reaction EnginePara que o motor funcione de forma segura, o ar deve ses Ltd






O motor foguete será usado em veículos espaciais não-tripulados, mas também poderá viabilizar viagens terrestres mais rápidas. [Imagem: Reaction Engines Ltd]






23 de mar. de 2019

Laser consegue ver através das paredes

Laser consegue ver atrav: A descoberta tem diversas aplicações potenciais, incluindo as imagens de tecidos profundos e a optogenética.

Moldando a frente de onda espacial do laser, ele pode se propagar através de um meio sem difusão lateral e sem retroespalhamento. O aumento da transmitância da luz e a supressão do espalhamento mantêm a densidade de energia óptica em todo o meio de dispersão.[Imagem: Yale/Cao Lab]

16 de mar. de 2019

Pilhas alcalinas vão se tornar recarregáveis

Pilhas alcalinas vão se tornar recarregáveis: Pode ser uma revolução no campo dos aparelhos portáteis, barateando muito o custo das baterias recarregáveis.


Toda a química das pilhas comuns se mantém, sem a introdução de novos elementos caros ou danosos ao meio ambiente. [Imagem: Mylad Chamoun]



13 de mar. de 2019

Minera

Minera: Uma única cratera pode conter 20 toneladas de ferro puro, 3,6 toneladas de níquel, 180 kg de cobalto e 1 kg de platina.
A Roscosmos, da Rússia, planeja enviar quatro missões para exploração lunar entre 2031 e 2035.[Imagem: Kazan Federal University]

9 de mar. de 2019

cuidado com essa aranha   http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/agravos/publicacoes/ProtocoloClinicoAcidenteAranhaLoxosceles2014.pdf








16 de fev. de 2019

Leis universais da biologia podem explicar vida alienígena

Leis universais da biologia podem explicar vida alienígena: Os cientistas têm falado sobre esse tipo de lógica há muito tempo, mas até agora eles têm tido dificuldade em quantificá-la.
Representação da rede bioquímica global. Este gráfico representa a bioquímica da biosfera, dos ecossistemas e dos organismos individuais, como moléculas conectadas que participam de reações compartilhadas, revelando que várias leis de escala são comuns em diferentes níveis de organização biológica.[Imagem: Hyunju Kim]




Três cenários alternativos de como a estrutura da rede bioquímica da vida pode ser semelhante ou diferente entre os níveis de organização. [Imagem: Hyunju Kim et al. - 10.1126/sciadv.aau0149]